NEUROPSICOLOGIA

O QUE É?
A Neuropsicologia é definida como o estudo da relação entre as funções cerebrais e o comportamento humano. Em específico, a Neuropsicologia Clínica incide na avaliação e reabilitação de problemas de ordem comportamental, emocional e cognitiva em consequência de uma disfunção ou lesão cerebral.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – O QUE É? QUANDO RECORRER A ESTA CONSULTA?

A avaliação neuropsicológica centra-se na identificação das consequências cognitivas, emocionais e comportamentais da disfunção. Esta avaliação deve incluir as observações do paciente pelo próprio psicólogo, relatos de outros significativos (ex. cuidadores), a história clínica e psicossocial, dados acerca dos testes estandardizados e outros procedimentos psicológicos. A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de dificuldades cognitivas, emocionais e comportamentais decorrentes de uma lesão ou disfunção cerebral.
As disfunções e lesões cerebrais podem ser, por exemplo, resultado das seguintes patologias e perturbações:

–    Demência (Alzheimer, Vascular, Parkinson, Fronto-temporal, Corpos de Levy, Hungtinton)
–    Acidente Vascular Cerebral
–    Traumatismo Craneoencefálicos
–    Tumor cerebral
–    Epilepsia
–    Paralesia Cerebral
–    Dislexia
–    Dificuldades de Aprendizagem
–    Perturbação da Hiperactividade e Défice de Atenção
 

REABILITAÇÃO COGNITIVA – O QUE É? QUANDO RECORRER?
A reabilitação cognitiva consiste em recuperar e/ou compensar os défices cognitivos existentes de modo a melhorar a funcionalidade diária dos indivíduos. A reabilitação consiste num treino das funções mentais afectadas através da estimulação de aptidões específicas com diversos exercícios, na programação de actividades na vida diária e na gestão dos aspectos emocionais decorrentes da lesão/disfunção cerebral. Os programas de reabilitação são individualizados e elaborados em função do perfil do paciente procurando, assim, dar a resposta o mais eficiente e rápida possível, às necessidades do mesmo. Os pacientes com traumatismos craneoencefálicos e acidentes vasculares cerebrais beneficiam particularmente de um programa de reabilitação cognitiva, assim como os pacientes em fases iniciais de demência.



 
wwww.reflexusk.pt | reflexusk@gmail.com | Telf.: 220 177 530
Reflexus k - Clínica Psicopedagógica | Centro de Aprendizagem
© webdesign by criativo.net
Facebook