Consulta de Reabilitação Cognitiva
A Reabilitação Cognitiva é uma intervenção estruturada não-farmacológica, realizada em sessões com o paciente que apresente défices cognitivos passíveis de condicionarem as suas atividades de vida diária.
Estes défices cognitivos podem resultar de doença neurodegenerativa (ex: doença de Alzheimer ou doença de Parkinson) ou de doença traumática (ex: um Acidente Vascular-Cerebral ou um Traumatismo Crânio-Encefálico).
O objetivo desta intervenção é melhorar a qualidade de vida cognitiva e funcional do doente, através da estimulação baseada na compensação dos domínios das funções nervosas superiores que se encontrem afetados (ex: défice de atenção; dificuldades de memória ou de orientação; alterações executivas e de linguagem; dificuldades no raciocínio lógico e abstrato; declínio das capacidade de planeamento e tomada de decisão…) potenciando ao máximo os domínios cognitivos que se encontram conservados.
A família/cuidadores representam um papel muito importante neste processo, podendo ser envolvidos no âmbito deste programa de reabilitação cognitiva através de sessões de acompanhamento e orientação.