Orientação Parental (Online)
A Orientação Parental tem como função principal analisar as necessidades e desafios dos pais e filhos intervindo em conjunto com os pais nos comportamentos adequados a adotar de forma a criar laços familiares com maior significado.
Por norma este serviço surge quando o comportamento dos filhos está a ser desafiante negativamente em contexto familiar ou escolar.
Todos os apoios complementares são válidos e necessários nos filhos com comportamentos desafiantes, mas na maior parte das vezes, esquecem-se de apoiar o maior sistema da criança/adolescente, o principal sistema que serve de suporte e guia: a família, os pais, os cuidadores.
Não existem bons ou maus comportamentos, mas sim, comportamentos adequados às intenções e comportamentos desadequados às intenções.
Por detrás de um comportamento, há uma necessidade, há uma emoção e há um indivíduo com características únicas, inserido numa família com uma história.
Todos temos uma história na qual estão inseridas entre outras coisas, expectativas, crenças, medos, angústias, modelos de educação que carregamos e amor, muito amor pela criança que “se porta mal”.
É necessário escutar os pais e ajudá-los a visitar as suas intenções e a colocar em prática as ações no seu quotidiano. Precisam de acreditar naquilo que melhor sabem, mas necessitam de ser validados: que são bons pais.